Eu Acuso! - Ich klage an! - 1941

Ich klage an! - 1941 

Filme de propaganda nazista.

"Relacionado com os critérios de superioridade da raça e eliminação profilática daqueles elementos que pudessem contribuir para sua contaminação, devemos recordar Ich klage an! ("Eu acuso!"), filme também patrocinado pelo Estado e que, todavia, hoje poderia ser objeto de polêmica, já que é uma defesa da eutanásia. 

Os roteiristas fazem uma armadilha, certamente, já que apresentam uma mulher jovem e atraente a quem uma incurável enfermidade neurológica vai transformando, pouco a pouco, em uma inútil, fazendo com que a morte (proporcionada por seu próprio marido) seja o único remédio para seu sofrimento. 

Naturalmente, o que pretendia o regime com esta película era conscientizar a população da necessidade de eliminar todos aqueles "enfermos incuráveis" que a nação não podia manter, sem necessidade de precisar que nesse bolo estavam contidos, também, os retardados mentais, os homossexuais, os judeus, os ciganos, os comunistas ... enfim, todo aquele que tivera o atrevimento de afetar o belo quadro formado pelos ruivos sturmtruppen marchando com passos de ganso."

(Fonte:Texto de Rafael de España - professor da Universidade de Barcelona e editor da revista Film-historia do Centre for Cinematic Research Film-Historia (Barcelona). Tradução do espanhol de Catherine Almeida.)

MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

Nenhum comentário: