Círculo de Fogo (Enemy at the Gates - 2001)

Círculo de Fogo
(Enemy at the Gates)

Dirigido por Jean-Jacques Annaud, estrelado por Jude Law, Ed Harris, Rachel Weiz, Joseph Fiennes
Ano de lançamento: 2001 - Colorido

A Batalha de Stalingrado, no front russo foi, talvez, a mais dramática da Segunda Guerra Mundial, travada por soviéticos e alemães, entre as ruínas da histórica cidade, quarteirão a quarteirão, casa a casa.

Num cenário desses, uma estratégia fundamental acaba sendo a ação dos franco-atiradores - os snipers.

O filme não mostra em profundidade o significado histórico de Stalingrado, ou seja, a virada do front russo contra o assédio nazista. Stalingrado serve principalmente como ambiente para Círculo de Fogo - mais que uma batalha entre aliados e nazistas, uma luta entre snipers.

Sinopse: Durante a Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho precisava desesperadamente de um herói, alguém que pudesse encorajar os soviéticos a repelir o invasor nazista. Eis que chega à cidade em chamas Vassili Zaitsev (magistralmente interpretado por Jude Law,) aparentemente apenas um a mais no meio de tantos soldados enviados àquele inferno.
A escassez de armamento e suprimentos era dramática - tanto que Vassili não recebeu um fuzil ao chegar e ainda teve de ouvir as descabidas instruções de oficiais que diziam "O soldado que estiver sem fuzil, segue o que tem. Quando o soldado que estiver com o fuzil for morto, o de trás pega o fuzil e atira!".
Tendo recebido um pequeno pente com cinco balas, Vasili acaba sobrevivendo a um fracassado ataque contra posições alemãs fortemente armadas.
Escondendo-se dentro de um chafariz, ele acha um fuzil - e mata cinco alemães com a parca munição de que dispunha.
A seu lado, também escondido, está o comissário político Danilov (Joseph Fiennes), que, impressionado com sua pontaria, decide tomar Vassili como herói nacional. É nessa condição que o sniper russo vai ter de encarar outro franco-atirador à sua altura: o alemão Major König (também uma excelente interpretação - de Ed Harris).

Em termos de ação, as tomadas iniciais são mais empolgantes que as do resto do filme, cujas cenas vêm centradas no estilo gato-e-rato, mostrando a astúcia de cada um dos snipers, em meio aos escombros de Stalingrado.

Fontes: wikipedia - submarino

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde os primeiros minutos do filme a gente ja tem idéia do que nos espera. Chocante e diferente dos filmes da 2a guerra, vista da Russia. Vale muito a pena! Inesquecível!

RS. disse...

adorei o filme...te prende do começo ao fim! recomendo!