
Este filme, produzido pela mesma equipe que realizou 'Das Boot', retrata uma das batalhas mais sangrentas de toda história, a lendária Batalha de Stalingrado. As forças alemãs, sob as ordens de Hitler de não baterem em retirada e nem se renderem, fizeram com que mais de 2 milhões de russos e alemães perdessem suas vidas - esta carnificina foi o momento mais decisivo na derrota dos alemães, na Segunda Guerra Mundial. Sem tirar nenhum detalhe e revelando toda a realidade selvagem dos combates, o espectador é posto nas trincheiras junto com os jovens soldados, que enfrentaram os elementos mais severos da natureza e as condições brutais das lutas. Considerado, na companhia de clássicos antiguerra como - 'Paths of Glória' (Caminhos de glória), 'Platoon' e 'Apocalypse Now', 'Stalingrado' marca sua presença com imagens que reforçam o antigo provérbio de que... 'a guerra é pior que o inferno.'
Há duas cenas impressionantes no filme.
A cena em que o tenente Hans von Witzland, interpretado por um muito jovem e esplêndido Thomas Kretschmann (que vive fazendo papéis de nazistas no cinema, inclusive o capitão Hosenfeld em "O Pianista") e a atriz russa que interpreta Irina, Dana Vavrova . Essa cena é tão emocionalmente carregada que deixou os dois atores fisicamente tremendo. Eles executam uma dança macabra brutal que é ao mesmo tempo terrível e fascinante. Esta cena não é mais sobre um inimigo e aquele que foi conquistado. Trata-se de um jovem desesperado para encontrar um momento de humanidade em um pesadelo sem fim e uma jovem mulher que o odeia e ainda não pode resolver sua situação. Que ele é alemão e ela é russa não é tão importante quanto o que eles são - almas em tormento, sem saída. É uma cena de agonia humana.
A outra é a cena final entre Dominique Horwitz e Kretschmann como Fritz e Hans, agarrados um ao outro, oprimidos e miniaturizados pela vastidão do inverno russo. A cena final faz lembrar a marcha de Moscou de Napoleão, em 1812. À mercê do "general inverno", os resultados foram a mesma coisa. Nenhum inimigo pode entrar marchando na Rússia e marchar de volta triunfante.
Começa-se a ver o filme firmemente torcendo pelos russos e odiando os alemães, mas acaba-se no final lamentando e chorando por todos eles. Essa é a mensagem subliminar deste filme. A guerra é um desperdício - um desperdício de vidas humanas, da propriedade e do foco moral e religioso.
Embora haja momentos incríveis, ao gosto dos aficionados por batalhas, não é um filme de guerra, que celebra a guerra, mas, no fundo, um filme anti-guerra. (Fontes: DVD, IMDb)
Observação: se possível, procurem assistir ao filme pela versão em vídeo VHS, porque é mais completa.Os antigos VHS que ainda circulam por aí contêm mais tempo do que o DVD.
Ao que parece, a edição em DVD em português foi editada com muito tempo a menos do que o filme original.
Segundo o IMDb, STALINGRAD foi rodado com 134 minutos.
DVD:
Título original: STALINGRAD
Mídia: DVD
Região: 0
Gênero: GUERRA
Duração: 95 minutos
Volumes: 1
Sistema: NTSC
Formato de Tela: WIDESCREEN 4.3
Sistema de Cor: Colorido
Faixa Etária: 12 anos
Idioma Original: ALEMAO
Legenda: esp - ing - port
<><><><><>
7 comentários:
Na minha opinião , um dos melhores filmes já produzidos , ao retratar a real condição de luta , conflitos pessoais , desespero , extermínio humano , numa batalha marcada pela destruição e morte em ambos os lados dos combatentes , sejam eles Russos ou alemães .
com certeza!!ta na lista de filmes da segunda guerra que mais me impressionou,fora que mostra o lado alemão que é meio raro.
Resido no estrangeiro. Como poderei adquirir o filme?
Esse filme é ótimo. Mostra todo o desespero alemão sob o rigoroso inverso russo e, principalmente, sob o fogo do Exército Vermelho.
http://gustasou.blogspot.com/2009/07/belas-imagens-do-mig-29.html
com certeza o melhor filme a retratar uma batalha real da segunda guerra, mas a batalha de stalingrado não durou dois anos e sim 6 meses, foi de agosto de 42 até o inicio de março de 43
Grande Filme...Um dos melhores que eu já vi de 2°Guerra. Impressionante as batalhas no inverno Russo. Vale a pena ver.
Batalha de Stalingrado.
23 de agosto de 1942
02 de Fevereiro de 1943
Postar um comentário