Prova de Fogo (The Tuskegee Airmen - 1995)

Prova de Fogo
(The Tuskegee Airmen, EUA, 1995)

Gênero: Drama/Guerra

Duração: 106 min
Exibido pela Band com o título de Asas da Glória

"Novembro de 1944. Um Piloto de P-51 Mustang localiza uma fila de Messerschimitt BF-109 indo em direção a um bombardeiro B-24 Liberator avariado.

O piloto, o Tenente norte-americano Wheaters, alija os tanques de combustível de seu avião e lança-se contra a formação alemã. Sua missão é proteger o bombardeiro aliado. Dispara contra os caças nazistas uma rajada de metralhadora. 50, sobe rapidamente e mergulha outra vez. Subitamente, Wheaters escuta pelo rádio: “estou logo atrás de você!”.

Ele olha rapidamente para trás e tudo o que vê é o canhão do nariz de um BF-109 pronto pra disparar. Wheaters vai ser abatido. Com um rápido reflexo ele baixa os flaps do P-51. O avião reduz bruscamente a velocidade.

A manobra faz o P-51 trocar de lugar com o inimigo. Wheaters está agora atrás do BF-109. Ele dispara uma breve rajada e obtém sua segunda vitória em combate. Wheaters poderia ir atrás de outros oponentes. Mas a voz do comandante ecoa em sua mente como um alerta: “seu trabalho é proteger os bombardeiros e não colecionar vitórias para sua gloria pessoal”. Ele, então retorna a missão de escolta.

Duas características distinguiam esse piloto da maioria dos seus pares. Ele tinha qualidades incomuns de caçador. E era negro.

Wheaters pertencia ao 332º Grupo de Caça da USAAF, composto exclusivamente de pilotos negros. “Os caudas vermelhas” , como ficaram conhecidos devido à pintura característica de seus aviões, lutaram não somente contra o nazismo durante a II guerra, como também contra o preconceito racial americano.

O filme - Prova de Fogo - focaliza esse grupo de soldados afro-americanos que começa a treinar no Alabama com o intuito de provar que são capazes de defender o país contra os alemães, mas terão de encarar a luta em duas frentes: na batalha propriamente dita e contra o preconceito nas Forças Armadas.

Diretor: Robert Markowitz
Roteiristas: Robert Williams, T.S. Cook, Paris Qualles, Trey Ellis, Ron Hutchinson
Elenco:Laurence Fishburne, Allen Payne, Malcolm-Jamal Warner, Courtney B. Vance, Andre Braugher, Christopher McDonald, Daniel Hugh Kelly, John Lithgow, Cuba Gooding Jr., Mekhi Phifer, Christopher Bevins, Eddie Braun, Max Daniels, Jack Dwyer, James Field, Vivica A. Fox, Bennet Guillory, David Harrod, Brett A. Jones, Johnny Judkins, Tim Kelleher, Doug Kruse, Ed Lauter, Barry Lehman, Janet MacLachlan, Allen McCormick, Willie Minor, Perry Moore, Rosemary Murphy, Marco Perella, David Pickens, William Earl Ray, Rick Snyder, Allen R. Stokes, Ned Vaughn

Produtores: Carol Bahoric, Bill Carraro, Frank Price, Robert Williams

Curiosidades:

>> Em 1940, o presidente Franklin D. Roosevelt ordenou a criação de uma unidade aérea só de negros. Nascia assim o famoso 99º Esquadrão de Caça da USAAF.
A base de treinamento para a nova unidade foi instalada numa região isolada: a cidade de Tuskegee, no Alabama. Ali funcionava um centro de treinamento para pilotos civis no Tuskegee Institute, onde foram recrutados os instrutores.
O treinamento começou na primavera de 1941 e o progresso foi lento. Em 2 de setembro de 1941 o então Capitão Benjamim O. Davis Jr. Tornou-se o primeiro oficial negro do exercito dos EUA a solar um avião. Dos 13 primeiros alunos de Tuskegee, o capitão Davis e mais quatro pilotos ganharam suas asas em março de 1942.
A instrução primaria era feita normalmente no biplano Stearman PT 17 fora da cidade de Tuskegee. O treino básico acontecia no Vultee BT 13A e o avançado no AT-6, ambos em Tuskegee e ministrado por instrutores brancos.
Os treinos de tiro real eram feitos na base aérea do exercito de Eglin, Florida, com aviões AT-6. depois da formatura em Tuskegee e já familiarizado com o Curtiss P-40, os Pilotos recebiam instruções de voo acrobático e em formação em Selfridge Field, Michigan.

>> Por sua interpretação em Prova de fogo, Laurence Fishburne recebeu o Prêmio Screen Actors Guild para Melhor Ator numa Minissérie ou Filme para Televisão

>> Sobre o EsquadrãoTuskegee Airmen, vejamos o que disse o General Ronald R. Fogleman, Chefe do Estado-Maior, Força Aérea dos Estados Unidos:

"O Ten Gen Benjamin O. Davis, Jr., sofreu cerca de 4 anos de brutal isolamento em West Point por causa do preconceito dos cadetes contra os afro-americanos. Mas ele perseverou e obteve sua patente.

Ao ingressar no serviço ativo, enfrentou diversas formas de preconceito, mas a oportunidade de servir seu país não lhe seria negada. Buscou com denodo a oportunidade de voar e chefiou o núcleo inicial dos Tuskegee Airmen no treinamento de vôo, em 1941.

Em seguida, comandou o primeiro esquadrão de caça dos Estados Unidos em combate na Segunda Guerra Mundial inteiramente composto por negros, ajudando a provar falsos os mitos da incapacidade dos negros para voar e combater.

Depois disso, o General Davis liderou o primeiro grupo de caça inteiramente composto por negros na Europa, distinguindo-se grandemente. Seu 332o Grupo de Caça não perdeu um único bombardeiro em 200 missões de escolta. O Grupo recebeu, além disso, uma Citação de Unidade Emérita por uma missão de escolta a Berlim, de 1600 milhas, que resultou na derrubada de 3 jatos Me-262, em março de 1945.

Em última análise, o General Davis teve uma longa e ilustre carreira militar durante a qual desempenhou um papel central na integração bem sucedida dos afro-americanos na nossa Força Aérea. Podemos aprender muito com sua perseverança extraordinária e com sua disposição de subordinar os interesses pessoais ao serviço de seu país, mesmo nas circunstâncias mais adversas. "

Enfim: os aviadores negros foram tão meticulosamente treinados e cobrados que acabaram se tornando uma das melhores (talvez a melhor) equipes aéreas americanas na guerra. E, no entanto, ironicamente, apesar de soldados notáveis e heróicos, se estivessem no mesmo trem com prisioneiros alemães (brancos) teriam de ceder seus lugares a eles - um absurdo deplorável...

Esse episódio da guerra está sendo abordado em novo filme  - o "Red Tails" (Caudas Vermelhas). Confira aqui Red Tails (2012).


Fontes: IMDb - Epipoca - Air & Space Power


MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

6 comentários:

ABBENANTE disse...

ONDE PODERIA LOCAR ESTE FILME?

Anônimo disse...

Pessoal, este filme não deve nada a nenhuma grande produção cinematografica do tema, ao contrário é um excelente filme que fala das relações humanas,onde ser diferente não significa ser menor ou inferior.Além de apresentar fatos verídicos da 2º Guerra Mundial. Não deixem de assistí-lo.

seafalcon disse...

Como faço para adquirir o DVD deste filme "Porva de Fogo" com o nome original de (The Tuskegee Airmen - 1995)

Muitissimo obrigado

José Antonio Passos Barreto

Anônimo disse...

Jose Antonio, vc encontra este DVD na Saraiva, aproximadamente 40,00 ou menos.

abcs do Italo

wilsinho disse...

"Sou Prof. de História e não podemos deixar mencionar que a presença negra em momentos de destaque foram imprescindíveis e entre elas sabemos que negros para conquistarem sua liberdade em solo americano lutaram em uma curta mas decisiva guerra civil. Sendo assim não deixar de mencionar o filme "GLORY" que retrata do pelotão 154 dotados apenas de um comandante branco. Escrevendo essas linhas e escutando a trilha sonora faço uma comparação dos dois filme que marcaram a presença negra no cenário americano."

Antonio Marcos disse...

Na Saraiva não tem mais, nem adianta procurar. Quem tem, tem. Quem não tem...dançou!