O Trem (The Train - 1964)



O Trem - Nome original: The Train
Elenco: Burt Lancaster, Paul Scofield, Jeanne Moreau, Suzanne Flon, Michel Simon, Wolfgang Preiss, Albert Rémy, Charles Millot, Richard Münch, Jacques Marin, Paul Bonifas, Jean Bouchaud, Donald O'Brien, Jean-Pierre Zola, Arthur Brauss
Ano: 1964 / País: EUA, França, Itália / Duração: 133 min / Gênero: Suspense, Guerra, Ação / LEG / P&B
Direção: John Frankenheimer
Uma aventura tensa, dramática, baseada em fatos reais.
De um lado, um nazista sofisticado, amante das artes (Paul Scofield); de outro, o burocrata-chefe da estação em uma ferrovia francesa, Labiche (Burt Lancaster).

Em agosto de 1944, os Aliados progridem e a liberação de Paris está próxima. O coronel alemão Von Waldheim manda abarrotar um trem com obras de artes pilhadas da França, alegando que "arte é dinheiro", apesar do desgosto dos seus superiores para com a arte "degenerada" do impressionistas, e ordena a escolta do comboio para a Alemanha.

Mas, dentre os funcionários da estação, há membros da Resistência Francesa atuando e se propondo à arriscada missão de impedir a partida do trem sem colocar em risco o acervo. O lema é salvar o tesouro artístico nacional.

Labiche, em seu trabalho cotidiano, aparentemente mantém-se neutro, cumpre as ordens e agüenta pacientemente a marcação cerrada dos alemães sobre o controle e domínio da ferrovia, enquanto alguns de seus comandados elaboram pequenos estratagemas de sabotagens dos trens.



Assim, inicialmente, ele não parece interessado em parar o comboio de Von Waldheim com as obras pilhadas, mas, quando um de seus próprios trabalhadores é considerado suspeito de haver sabotado o trem e fuzilado diante de seus olhos, na própria plataforma da estação, Labiche, indignado, sente que essa é a gota d'água para colocar-se em ação e entrega-se com tenacidade à causa, arriscando tudo para impedir o trem de Von Waldheim de prosseguir.

Obstinado, fazendo uso de seu vasto arsenal de habilidades, como bom conhecedor do funcionamento do sistema ferroviário francês e interagindo com a astúcia da rede de sabotagens da Resistência Francesa, Labiche causa uma verdadeira onda de devastação e destruição: trilhos soltos, passagens destruídas e colisões, em uma busca apaixonada por justiça, reconhecimento e vingança.


Com incríveis proezas e efeitos visuais, O Trem contém seqüências de suspense, emoção, um trabalho de qualidade superior e, não obstante ter sido filmado em preto e branco, é considerado um dos melhores filmes dos anos 60.



Curiosidades:

= Burt Lancaster aproveitou um dia de descanso das filmagens para ir jogar golfe e feriu-se na perna. Decidiu-se, então, acrescentar uma cena onde Lancaster também se feria na perna, de modo que pudesse fazer as cenas restantes mancando.


= Certas cenas foram feitas na Normandia, na região de Acquigny e de Autheuil-Authouillet no vale Eure, notadadamente a cena onde Burt Lancaster escala os flancos abruptos de uma colina que domina a ferrovia.


= Na Normandia, a produção encontrou mau tempo para as filmagens. O diretor lembrou-se dos dramas relativos ao tempo, à meteorologia, no planejamento do Dia D, em que só foi possível a invasão no mês de junho. Como as filmagens aconteceram em setembro e outubro, já com aumento do fog no Canal da Mancha, as cenas foram alternadas com Paris, tendo a produção de esperar até a primavera, quando o tempo melhorou.
Nesse ínterim, o produtores, ao mostrar cortes do que já havia sido rodado ao estúdio United Artist, solicitaram mais verba para incluir uma cena de ação, recebendo 500.000 dólares (cerca de 5 milhões atuais). Essa cena, envolvendo o trem, um túnel na montanha e um Spitfire britânico, foi filmada de um helicóptero que, em dado momento, quase colidiu com o Spitfire.
A esposa de Frankenheimer, que assistia às filmagens no solo, desmaiou.

= No contexto da guerra há cenas espetaculares, mas não de violência gratuita ou tortura explícita; as cenas de execuções, embora densas e dramáticas, passam-se rapidamente.


=Não foram utilizadas miniaturas de trens. A impressionante cena da trombada entre 2 trens foi feita através de 7 câmaras, na estação de Acquigny. Foi necessário realizar apenas uma tomada, em que 6 das 7 câmeras acabaram por sofrer danos, mas o resultado da filmagem daquela única câmera inteira foi fantástico e totalmente aproveitado.

Fontes: www.imdb.com, www.tcm.com, www.submarino.com.br

Um comentário:

manuel cruz disse...

Vi esse filme , O Combóio , nos anos 60. Considero-o um filme extraordinário sobretudo a nível da representação . As filmagens também enquadram perfeitamente a acção.

Parabéns.

Gostaria de o ver outra vez no grande écran.