A Dona de Auschwitz – (Witness: Owning Auschwitz -1998)

A Dona de Auschwitz – (Witness: Owning Auschwitz -1998)

Quando os alemães invadiram a Polônia em 1939, os judeus perderam tudo que tinham. Só em 1990, com o fim do comunismo, é que eles voltaram para a Alemanha tentando recuperar tudo que perderam. O documentário mostra uma mulher que herdou documentos que sugerem que ela seja dona de um local – na Polônia - chamado Auschwitz, onde foi construído o abominável campo de concentração. 

O documentário apresenta ao telespectador a viúva judia Zypora Frank, a senhora que poderia ter recebido um lote de terra de herança. O terreno, entre outros, pertencia à família de judeus, e ela, uma criança na época da guerra, retornou no final século XX, para retomar seus imóveis, com exceção do local das instalações do campo, palco de um dos mais aterrorizantes eventos do século: o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, um dos pontos da Europa em que a intolerância nazista fazia suas vítimas. No total, durante o período, mais de 6 milhões de judeus foram mortos. 


Zypora Frank escreveu um livro sobre o assunto, inspirando este comovente documentário sobre seus sentimentos diante da tragédia de sua família e da humanidade.


GNT Especial - GNT  55’ - O documentário é apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento e faz parte do acervo da midiateca da Faculdade de Educação da USP (n. 11.950)

 MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****




Nenhum comentário: