Agonia e Glória (The Big Red One - 1980)


Agonia e Glória










Título original: The Big Red One

Dirigido por: Samuel Fuller"Um filme obrigatório. Talvez seja a melhor performance na carreira de Lee Marvin." - David Ansen, NEWSWEEK "Uma obra-prima vigorosa. Melhor do que qualquer coisa que chegou aos cinemas neste ano." - A.O. Scott, THE NEW YORK TIMES (10/2/04)

* * *Uma das mais legendárias unidades de elite do Exército americano, a 1ª Divisão de Infantaria, que atuou em Tikrit, na terra de Saddam Hussein, é conhecida como "The Big Red One", em alusão à insígnia usada por seus soldados.As jaquetas com o número 1 em vermelho bordado no ombro participaram das batalhas mais sangrentas e importantes em que os EUA se envolveram, desde a Primeira Guerra Mundial.
O filme de Samuel Fuller é uma homenagem a ela.* * *
"A verdadeira glória da guerra", Samuel Fuller disse, "é sobreviver a ela." Como um condecorado combatente acompanhando a famosa Primeira Infantaria americana durante a Segunda Guerra Mundial, Fuller sobreviveu ao conflito.Com: Lee Marvin - Mark Hamill - Robert Carradine - Bobby Di Cicco- - Kelly Ward - Stéphane Audran

Lee Marvin, em uma rica interpretação, uma das melhores de sua carreira, estrela o filme como um sargento que conduz seu pelotão lutando desde o Norte da África até a Normandia, cruzando toda a Europa. O filme funciona como o diário de combate do esquadrão, mostrando como se lutou, como se suou e sangrou na guerra e, talvez, como foi possível sobreviver a ela.

Este filme, uma versão de 1980 sobre suas experiências na guerra, não sobreviveu... Até agora. Trabalhando com 70 mil pés de materiais inéditos e script de filmagem de Fuller, o crítico/cineasta Richard Schickel chefiou uma reconstrução num DVD em que adicionou mais de 40 minutos ao filme original, transformando um filme de guerra truncado, porém admirado, em um épico memorável.

Não tem a tecnologia dos filmes atuais, efeitos especiais, etc., mas mesmo assim é vigoroso sem ser piegas. A camaradagem dos jovens recrutas lembra muito a turma de soldados de "Band of Brothers". Até o sargento lembra um pouco o Major Winters, liderando seus jovens combatentes com aquela expressão contida, sem os ataques de estrelismo vistos em muitos líderes.

E, mesmo diante da perfídia da guerra, o tempo todo a gente se diverte com diálogos brincalhões, e situações engraçadas, bem no clima da faixa etária dos recrutas.

A verdadeira e lendária The Big Red One ainda está em ação nas forças armadas americanas.Fontes: jbonline - submarino<><><><><>

MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente muito bom