Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not - 1944)

UMA AVENTURA NA MARTINICA

Várias informações levam a crer que Uma Aventura na Martinica não teria saído do papel por causa do enorme sucesso de Casablanca, ou de uma possível aposta dos estúdios de Hollywood na mesma fórmula para repetir o feito do clássico dos tempos de guerra. Apesar de seguir o mesmo roteiro e guardar grandes semelhanças, Uma Aventura na Martinica teria virado filme por causa de uma aposta entre o diretor Howard Hanks e o escritor Ernest Hemingway.

Hawks teria afirmado que Hemingway era tão bom escritor que um bom filme poderia ser feito de seu pior livro. Hemingway considerava Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not) um de seus piores textos. A aposta teria ido adiante e Hawks chamou Humphrey Bogart para o papel de Harry 'Steve' Morgan, um capitão de um pequeno barco pesqueiro na distante Martinica, no Caribe, território ocupado pela França do regime de Vichy, colaboracionista com os nazistas.

Para viver a heroína foi chamada a linda novata, modelo de capas de revista, Lauren Bacall, que encantou não somente ao mundo todo, mas especialmente ao veterano Bogart, com quem veio a se casar.

 MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

Nenhum comentário: