O Falso Traidor (The Counterfeit Traitor - 1962)

O Falso Traidor

Filme baseado em fatos reais, ambientado na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.
EUA - 1961-62- Cor
Diretor = George Seaton
Elenco = William Holden , Lili Palmer , Hugh Griffith , Ulf Palme Sinopse
(Atenção! Spoiler!) Willian Holden interpreta um executivo sueco, Erick Ericksson, de origem americana que, aceitando ser agente duplo para os Aliados, finge-se de simpatizante dos nazistas visando ganhar-lhes a confiança e ter livre acesso à Alemanha, para onde viaja rotineiramente a pretexto de fazer negócios.





Manifestando publicamente sua simpatia pelo nazismo, Erick acaba por ver-se abandonado pela família e hostilizado pelos amigos que se afastam dele devido a suas "convicções fascistas".







Na Alemanha, seu contato é uma mulher de família tradicional, católica, Marianne Möllendorf (Lilli Palmer), esposa de um oficial alemão, e ambos simulam ser amantes para se encontrar em um apartamento e trocar informações. Com o tempo, eles realmente acabam por se apaixonar, mas os nazistas desconfiam e passam a segui-los.







Em crise emocional porque suas informações permitiram aos Aliados bombardear uma região onde foram atingidas e mortas muitas crianças, Marianne vai-se confessar com um padre que, em verdade, é agente da Gestapo.





A partir daí, o drama se intensifica.
O filme é muito interessante, humano, verdadeiro, e narrado quase como um documentário.

<><><><><>

Nenhum comentário: