A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima



Os filmes mais esperados do ano, para os aficionados da WWII, Flags of Our Fathers e Letters From Iwo Jima, foram ambos dirigidos por Clint Eastwood e com o toque de midas de Spielberg.
A grande novidade é que ambos os filmes abordam o mesmo tema: a Batalha de Iwo Jima, no front do Pacífico, entre aliados e japoneses, cada um deles mostrando a guerra sob um ponto de vista: Flags, do ponto de vista aliado e Letters, do ponto de vista japonês. Algo inédito em Hollywood, sem dúvida.

Quando Eastwood produzia Flags, ao fazer uma solicitação referente à produção às autoridades japonesas, recebeu um pedido, entrelinhas, de que abordasse o soldado japonês com respeito no filme. Clint decidiu ir além. E projetou o outro filme (Letters From Iwo Jima) mostrando o ponto de vista dos combatentes nipônicos que, geralmente, são vistos apenas como ferozes (até desumanos) inimigos, em filmes americanos.

Flags é baseado no livro "Flags of Our Fathers: Heroes of Iwo Jima", de James Bradley, e foi adaptado para a tela por Paul Haggis, que trabalhou com Eastwood em "Menina de Ouro." A batalha de Iwo Jima, no inverno de 1945, marcou uma virada na guerra no Pacífico. Em um mês morreram milhares de soldados japoneses e americanos.

O embate rendeu uma das imagens mais duradouras da Segunda Guerra Mundial: a foto de soldados norte-americanos erguendo uma bandeira dos EUA nas encostas do Monte Suribachi, o ponto mais alto da ilha. Um dos seis soldados da foto foi o marinheiro John Bradley. Este nunca falou à sua família sobre o que viveu na guerra, e foi apenas após sua morte, em 1994, que seu filho James tomou conhecimento da história de seu pai.

Bradley então escreveu "Flags", publicado em 2000, com a ajuda de Ron Powers.

<><><><><>



Veja neste link:
  • The Great Raid (O Grande Ataque) -
  • Três Vidas e um Destino - A Última Batalha -
  • Fuga de Colditz - Heróis de Guerra - Segundo Pelotão -
  • Cinema Europeu - Irmãos de Guerra>

    _________________
  • Nenhum comentário: