A Polícia de Hitler: Um Retrato do Mal

Elenco: John Shea - Bill Nighy - David Warner - Colin Jeavons - Warren Clarke - Carrol Baker - Lucy Gutteridge - Michael Elphick - José Ferrer
Diretor: Jim Goddard
Produtor: Edgar J. Scherick, Aida Young
Roteiro: Lukas HellerFotografia: Ernest Vincze

"Aproveite a guerra, que a paz será terrível".
Essa frase, tragicamente irônica, ao ser proferida numa das cenas finais do filme, resume bem o clima apocalíptico em que viviam os alemães na primavera de 1945.
Uma cena no campo de Dachau também simboliza o regime autoritário da época, quando um dos prisioneiros diz ao guarda que no pavilhão há um homem morto, e a resposta é: "Nós é que decidimos quem está morto ou não".
Trata-se, portanto, de uma trama com abordagem do ponto de vista alemão. Enquadra-se no gênero de filme "histórico", relatando de forma praticamente linear os acontecimentos na Alemanha desde 1931 até os dias finais da batalha por Berlim.

Em pouco mais de duas horas, evidentemente, o filme não conseguiria dissecar a história do III Reich em profundidade, mas é possível reviver alguns dos momentos mais antológicos desse período, tais como:



Como película, tem as limitações de filme feito para TV e, segundo os experts, peca em alguns oops históricos (vide IMDb), mas, enfim, trata-se de um filme que pode instigar o espectador a pesquisar mais em profundidade a história do Terceiro Reich e é principalmente uma obra para ser conferida por quem já possui algum conhecimento sobre o assunto, passando a limpo uma visão panorâmica da ascensão do nazismo e do desenrolar da Segunda Guerra Mundial, do ponto de vista alemão.
Oriza Martins////