Os Heróis não se Entregam (Counterpoint - 1968)

Os heróis não se entregam
(Counterpoint - 1968)
Drama de guerra.
Diretor:Ralph Nelson



Com: Charlton Heston, Maximilian Schell, Kathryn Hays, Leslie Nielsen, Anton Diffring

No inverno de 1944, na Bélgica ocupada, durante a contra-ofensiva das Ardenas, uma orquestra sinfônica a serviço dos Aliados (para distração das tropas) é capturada pelos nazistas e detida num destacamento alemão (um castelo na Bélgica). As ordens de Berlim são para que nenhum prisioneiro seja mantido com vida.
De nada adianta alegarem que são "não-combatentes", muito menos músicos de renome internacional. Todos são "condenados" à morte por um oficial alemão, mas, quando já se perfilavam diante do batalhão de fuzilamento, o General-comandante (um homem culto, aficionado por música erudita) reconhece o prisioneiro-maestro e resolve adiar a execução em troca de uma performance da orquestra.
O maestro decide ganhar tempo para ver se conseguem algum jeito de escapar e vai desconversando, negando a princípio, alegando que precisam treinar constantemente, etc. As coisas se complicam quando os músicos descobrem que dois soldados americanos haviam se misturado aos elementos da orquestra e precisam se esconder. Traçam, então, um plano de fuga, que deverá contar com a ajuda da resistência belga infiltrada no castelo.
O maestro, interpretado por Charlton Heston, é uma lenda internacional, dotado de forte personalidade e liderança. Por sua vez, o General alemão, bastante jovem para o cargo, tem personalidade semelhante. Começa então um interessante embate psicológico mantido entre ele e o General (Maximilian Schell), evidenciando-se ambas as personalidades instigantes - cultos e egocêntricos.




Curiosidades:



- O General alemão vivido por Maximilian Schell foi provavelmente inspirado no General Hasso-Eccard Freiherr von Manteuffel que, de fato, atuou nas Ardenas e era jovem para o cargo (47 anos, à época).

- Apresentam-se no filme os comandos treinados pelo lendário agente alemão Otto Skorzeny, formado por jovens que falavam inglês fluentemente e se travestiam com uniformes americanos, causando confusão no front das Ardenas.

- Um dos soldados infiltrados na orquestra fingia tocar no ensaio, quando um oficial alemão desconfiou dele por ser um músico muito jovem e ordenou que tocasse algo sozinho; todos ficam apavorados, mas o soldado começa de fato a tocar uma das poucas que ele havia aprendido de ouvido quando estudante - o hino americano - deixando o oficial alemão convencido e irritado.




- Há uma cena curiosa, em que o maestro é obrigado (vestindo um smoking) a usar uma metralhadora, um artista que supostamente nem saberia sequer pegar numa arma.

A curiosidade fica pelo fato de ser citada essa incapacidade do maestro no filme, enquanto o ator - Charlton Heston - era, na realidade, um dos líderes da NRA - a famosa associação de armas americana e, claro, um expert em armamentos.

- As performances Charlton Heston e Maximilain Schell são inesquecíveis bem como a trilha sonora repleta de obras primas da música erudita, com referências a Wagner... dentro dessa visão de "contraponto" (of course). Tocar Wagner para os alemães ouvirem é moeda de troca para o maestro. (Richard Wagner, divinizado pelos nazistas, foi um compositor alemão do século 19 que colocava judeus como os vilões de suas óperas).



- Não é exatamente uma película para quem gosta de "filmes de guerra". Há críticos que consideram a história inverossímel. De fato, trata-se de um drama, de uma ficção, e o principal "personagem" do filme são os diálogos do roteiro mantidos entre ambos os personagens principais - de Heston e Schell, recheados de referências culturais e morais - daí o título "Counterpoint" (contraponto) - talvez uma metáfora de comparação e/ou contraponto entre os dois lados do conflito mundial, suas semelhanças e diferenças.

Oriza Martins//


MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

8 comentários:

Anônimo disse...

Vi esse filme há muitos anos e gostaria de revê-lo. Já procurei nas locadoras mas parece que ainda não tem em dvd. Vocês me dariam uma sugestão?
Obrigada Maria Ivanilde
ivanildemaciel@hotmail.com

Anônimo disse...

Ivanilde,

Tbem adoramos este filme. Certa vez gravei em VHF mas não acho mais a fita.
Ninguém tem nas locadoras, é uma pena.

Arno
itapevablack@hotmail.com

Anônimo disse...

Ivanilde,

Tbém adoramos este filme, mas não existe em lugar nenhum.Certa vez gravei em VHS mas não acho mais a fita.
Abraços

Black

Anônimo disse...

Magnífico filme, o duelo de cultura entre os dois comandantes, um da orquestra e outro da poder nazista tá o tom principal, mas a música também de Wagner e Tchaikosky associadas ao clima da guerra aumenta a tensão e deixa pro final a maiores emoções do filme...
The Swan lake, aparece maravilhosamente como pano de fundo para a fuga dos músicos e dos soldados americanos escondidos.
Imperdível.
Atila
josehrio@hotmail.com

Anônimo disse...

Aprendi muito

wilson disse...

site de filmes antigoswww.supersitebrasil.net

wilson disse...

www.supersitebrasil.net seriados antigos

www.supersitebrasil.net filmes antigos

philips disse...

EU TENHO O FILME
OS HERÓIS NÃO SE ENTREGAM ( COUNTERPOINT ) 1967 DUBLADO
DVD DUAL ÁUDIO INGLÊS PORTUGUÊS BR MAIS LEG. PT BR RARÍSSIMO
rxsvmares@gmail.com

OS IRMÃOS KARAMAZOV 1958 DUBLADO


DVD DUAL ÁUDIO INGLÊS PORTUGUÊS BR MAIS LEG. PT BR RARÍSSIMO