Título Original: The Young Lions
Tempo de Duração: 167 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1958
Estúdio: 20th Century Fox
Em 1958, quando as brasas ainda ardiam sob as cinzas da Segunda Guerra, houve protestos por Marlon Brando representar um alemão "humano", vivendo as profundas contradições e a complexidade de um homem decente que acaba se tornando um oficial nazista.
Os Deuses Vencidos conta a história da 2ª Guerra Mundial do ponto de vista de ambos os lados (americano e alemão).
O lado americano é representado por Montgomery Clift e Dean Martin.
E o alemão, tragicamente intenso, apresentado por Brando.
Baseado na obra de Irwin Shaw.
No início do filme, em 1937, o jovem alemão Christian Diestl (Brando), um instrutor de esqui, sente-se atraído por uma moça americana, mas esta se retrai ao perceber que ele sinceramente acredita nas boas intenções de Hitler.
Com a queda da França, em 1940, toda a Europa se curva ante o invasor nazista e Christian se torna um oficial.
Pelo lado americano, Michael Whiteacre (Dean Martin), um astro da Broadway, e o jovem judeu Noah Ackerman (Montgomery Clift) se engajam na luta, tornando-se amigos.
Também atua no filme o consagrado ator austríaco Maximilian Schell, que viria a receber o Oscar por interpretar o advogado de defesa dos nazistas em Julgamento em Nuremberg.
Em uma superprodução, com quase 3 horas de duração, a ação do filme corre em tramas paralelas, mostrando ambos os lados, seus conflitos humanos e contradições, com os personagens tendo os destinos cruzados, no trágico cenário.
O oficial alemão acaba por compreender toda a vasta extensão da barbárie contra a humanidade - a qual ele ajudou a cometer.
Premiações:
- Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Som, Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu 2 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme e Melhor Ator Estrangeiro (Marlon Brando).
Fontes: cinemaemcena - adorocinema - IMDb - submarino
MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial
*****
Um comentário:
o bom e velho Marlon Brandon no Afrika Korps!
Postar um comentário