O Mais Longo dos Dias

O Mais Longo dos Dias

Título Original: The Longest Day
Duração: 178 minutos
Cor: Preto & Branco

País de Origem: EUA
Direção:Ken Annakin, Andrew Marton, Gerd Oswald, Bernhard Wicki, Darryl F. Zanuck,
Como Adquirir




Sinopse: em 6 de junho de 1944, a Invasão Aliada - Operação Overlord - marcou o início do fim da dominação nazista na Europa. O ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu. Apresentado em sua versão original em preto & branco, O Mais Longo dos Dias é uma reconstituição vivida, momento a momento, deste evento histórico. Apresentando um elenco de astros internacionais, e narrado do ponto de vista de ambos os lados, é um olhar fascinante que presencia os enormes preparativos, os erros e acontecimentos inesperados que determinaram o resultado de uma das maiores batalhas da História. Vencedor de dois Oscar® (Efeitos Especiais e Fotografia), O Mais Longo dos Dias está entre os verdadeiros grandes filmes de guerra de Hollywood.

Elenco: John Wayne, Robert Mitchum, Henry Fonda, Robert Ryan, Rod Steiger, Richard Todd, Richard Burton, Robert Wagner, Mel Ferrer, Jeffrey Hunter, Paul Anka, Sal Mino


Comentários e Curiosidades:

O Marechal de Campo alemão Erwin Rommel, responsável pela defesa do Atlântico Norte, na Segunda Guerra Mundial, disse que, quando acontecesse a invasão dos Aliados na Europa continental, aquele seria "o mais longo dos dias".
Rommel estava certo. Ele próprio encontrava-se em visita à família na Alemanha, a centenas de quilômetros de distância de seu QG francês, onde só conseguiu chegar ao entardecer, mais ou menos na hora em que Hitler acordava, pois seus Generais temiam enfurecê-lo se interrompessem seu sono.
Naquele momento várias cabeças-de-ponte já estavam estabelecidas nas praias da Normandia.
Nessa histórica madrugada de 6 de junho de 1944 começara a invasão aliada à França, chamada operação Overlord. A data foi batizada de "Dia D", e o ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu, na mais espetacular operação de guerra da História.
Se comparado a outros filmes que abordam o mesmo tema, como O Resgate do Soldado Ryan, o Mais Longo dos Dias não impressiona pela carnificina gerada na realidade, mas trata-se de uma narrativa didática, eficiente, e que nunca nos cansamos de assistir, apesar da longa duração.
No final, ainda fica um sabor de "quero mais".

Fontes: 2001Video - Submarino - IMDb

Nenhum comentário: