CINEMA EUROPEU - Produções sobre a Segunda Guerra


Alguns países da Europa são sempre esquecidos quando se trata de divulgar filmes sobre a Segunda Guerra. Vamos reverenciar essas produções

A Pequena Loja da Rua Principal (1965) - OBCHOD NA KORZE (Tchecoslováquia)Com uma imensa edição de trabalho de câmara, ganhou Oscar de Melhor filme Estrangeiro.
Um inepto camponês theco divide-se entre a ganância e a culpa quando um chefe da base nazista de sua cidade o nomeia "Supervisor Ariano" de uma loja de botões de uma idosa viúva judia. Humor e tragédia fundem-se na sarcástica exploração da cordialidade de um homem comprometido com o horror do regima totalitário.
Direção: Ján Kadár e Elmar KlosDVD da Continental Home video, formatado para uso mundial.Áudio original em tcheco - legendas em português, inglês, espanhol.

Heróis da Resistência - Drengene Fra Sankt Petri (Dinarmarca)
Verão de 1942. A Dinamarca está sob a ocupação dos alemães. Com os constantes pedidos do governo para que a população coopere com o governo nazista, a resistência da população se resume apenas aos pensamentos que se expressam somente atrás das portas fechadas.Porém um grupo de estudantes da universidade local se recusa a aceitar essa situação.
Em VHS: Europa Home Video

Árvores Nuas - 1995 - Dinamrca. Direção Morten Henriksen.

Tali-Ihantala - 1944 (Finlândia)
Este filme finlandês encontrava-se em produção (em julho/2005), inicialmente previsto para lançamento em 2005. É a história da Batalha de Tali-Ihantala, travada na Segunda Guerra Mundial, de 25 de junho a 9 de julho de 1944, entre a Finlândia e a União Soviética.

Viagem do coração - Título original: Bon Voyage - AUDIO: Francês (5.1 Dolby Digital)
LEGENDAS: Português, Inglês e Espanhol
GÊNERO: Cinema Europeu
ANO DE PRODUÇÃO: 2004
ESTUDIO: Columbia.
DURAÇÃO: 115 Minutos
Um espião nazista, uma linda estudante e a amante de um político têm suas vidas entrelaçadas quando alguns refugiados franceses tentam escapar da ocupação alemã. Saiba mais

O Casamento de Maria Braun - Título original: Die Ehe Der Maria BraunEm plena 2a. Guerra, entre as bombas que caem a seu redor, Maria (Hanna Schygulla) se casa com Hermann (Klaus Lowitsch), um soldado alemão. Após um dia de lua-de-mel, ele retorna à frente russa e Maria inicia sua vigilia diária na estação de trens, esperando uma notícia de seu marido. Quando chega a notícia de seu desaparecimento, ela se recusa a aceitar o fato. Ao invés disso, coloca uma roupa sensual e vai trabalhar em um bar onde conhece Bill, um soldado americano negro com quem inicia uma relação. Porém, como Maria acreditava, Hermann reaparece.Saiba mais

Adeus, Meninos - Au Revoir les Enfants, 1987
Direção, roteiro e produção de Louis Malle.
Esse é uma das obras primas do cinema. Vi esse filme e o revi várias vezes. Pena que não há em DVD.Fala de dois garotos na segunda guerra mundial. Um deles é judeu e foge na escola da perseguição da Gestapo. É mais um daqueles filmes em que o final tira lágrimas de uma rocha. (por Alfredo André)

Eu recomendaria também a obra do italiano Roberto Rosselini, que é a trilogia "Roma, Cidade Aberta" (1945), "Paisá"(1946) e "Alemanha Ano Zero" (1947).
Dos três, o único que nunca vi em DVD é o último. O mais legal desses filmes é que, por serem da escola neo-realista, os atores são quase sempre amadores e muitas vezes as pessoas que fazem o papel de aldeões são de fato aldeões que viveram a ocupação nazista.
Em "Roma, Cidade Aberta" os soldados alemães que aparecem em algumas cenas são de fato soldados alemães de verdade, sejam filmados escondidos durante a ocupação, ou então prisioneiros que a pedido da produção voltaram a usar o uniforme para a realização de determinada cena. "Roma Cidade Aberta" conta a história de um grupo de resistentes de Roma e sua perseguição pela Gestapo;
"Paisá" reúne uma série de contos roteirizados por vários cineastas italianos (se me lembo bem, até o Fellini escreveu um epísódio) sobre a resistência e a relação entre a população italiana e seus libertadores; e "Alemanha Ano Zero" se passa na destroçada Berlim e conta a história de um menino que se vê na dúvida de envenenar ou não o pai doente, para cortar gastos. (por PC)


<><><><><>


4 comentários:

FERNANDO VALERIANO disse...

Onde comprar filmes sobre a 2ª Guerra?

FERNANDO VALERIANO disse...

Onde comprar filmes sobre a 2ª Guerra?

FERNANDO VALERIANO disse...

onde comprar esses filmes?

FERNANDO VALERIANO disse...

onde comprar?