Jeux interdits (pt: Brincadeiras Proibidas; br: Brinquedo Proibido ou Jogos Proibidos) é um filme francês de 1952, do gênero drama de guerra, dirigido por René Clément e com roteiro escrito por Pierre Bost e Jean Aurenche.
Em junho de 1940, durante a ocupação nazista, um comboio civil é metralhado. Paulette, uma menina de cinco anos, fica órfã e começa a vagar pelo campo, levando nos braços o corpo de seu cachorro. Ela encontra uma fazenda, onde é acolhida, e conhece Michel, um garoto de dez anos. Juntos eles enterram o cachorro.
As crianças tornam-se grandes amigos, e o filme segue em sua tentativa de assimilar as mortes que enfrentam e os rituais religiosos que cercam essas mortes, através da construção de um cemitério para todos os tipos de animais.
Perturbados pela loucura dos adultos e da guerra, eles vão estabelecer uma amizade singela e pura, mas igualmente fragilizada pela presença da morte e da incompreensão.
Perturbados pela loucura dos adultos e da guerra, eles vão estabelecer uma amizade singela e pura, mas igualmente fragilizada pela presença da morte e da incompreensão.
Elenco:
Georges Poujouly.... Michel Dollé
Brigitte Fossey.... Paulette
Amédée.... Francis Gouard
Laurence Badie.... Berthe Dollé
Suzanne Courtal.... Madame Dollé
Lucien Hubert.... Dollé
Jacques Marin.... Georges Dollé
Pierre Merovée.... Raymond Dollé
Louis Saintève.... padre
Prêmios:
Oscar de melhor filme estrangeiro em 1953 (prêmio honorário).
Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 1952.
Melhor filme estrangeiro no Círculo dos Críticos de Cinema de Nova Iorque em 1952.
BAFTA de melhor filme em 1954
Prêmio Bodil de 1954 na categoria de melhor filme europeu.
"Brinquedo Proibido ou Jogos Proibidos" é um dos maiores clássicos do cinema francês do pós-guerra.
Apesar de recusado pela comissão de seleção do Festival de Cannes, o filme teve uma consagrada carreira internacional ao vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Leão de Ouro do Festival de Veneza.
Com sensibilidade, mas sem sentimentalismos, Clément assinou uma obra-prima que permanece viva na mente e nos corações de espectadores de todo o mundo.
Agora, lançado pela primeira vez em DVD no Brasil, o maravilhoso "Brinquedo Proibido" vai estar ao alcance de todos os amantes do cinema.
Neste filme inesquecível, que se passa em junho de 1940, as bombas hitleristas assombram os franceses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário