Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, em Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar a moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, tendo-os ocupados na construção e sentindo-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, na contramão de sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte construída pelos prisioneiros antes que passe o primeiro trem.
Elenco:
- William Holden .... Major Shears
- Alec Guinness .... Coronel Nicholson
- Jack Hawkins .... Major Warden
- Sessue Hayakawa .... Coronel Saito
- James Donald .... Major Clipton
- Geoffrey Horne .... Tenente Joyce
- André Morell .... Coronel Green
- Peter Williams .... Major Reeves
- John Boxer .... Major Hughes
- Percy Herbert .... Grogan
- Harold Goodwin .... Baker
Oscar 1958 (EUA)
- Ganhou sete prêmios, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Alec Guinness), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.
- Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Sessue Hayakawa).
Globos de Ouro 1958 (EUA)
- Ganhou três prêmios nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator - Drama (Alec Guinness).
Grammy 1959 (EUA)
- Indicado na categoria Melhor Álbum de Trilha Sonora para Filme - Drama.
BAFTA 1958 (Reino Unido)
- Ganhou quatro prêmios nas seguintes categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Britânico (Alec Guinness) e Melhor Roteiro Britânico.
Prêmio David di Donatello 1958 (Itália)
- Vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Premios Sant Jordi 1959 (Espanha)
- Venceu na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Alec Guinness).
- O filme foi rodado na Inglaterra e no Sri Lanka.
- Os autores do roteiro, Carl Foreman e Michael Wilson, estavam na "lista negra", acusados de pertencer a organizações comunistas, pelo que tiveram de trabalhar secretamente, e sua contribuição não foi credenciada na primeira versão. Por essa razão, o prêmio Oscar ao "Melhor Roteiro Adaptado" foi concedido unicamente a Pierre Boulle, autor da novela original, que nem sequer sabia inglês. Em 1984, a Academia concedeu um prêmio póstumo aos dois roteiristas.
- Cary Grant e Laurence Olivier estiveram cotados para o papel do "Coronel Nicholson".
- Enquanto no filme os prisioneiros construiram a ponte em dois meses no filme, a empresa britânica contratada cobrou 250 mil dólares para construir a ponte e levou oito meses para finalizá-la, usando 500 trabalhadores e 35 elefantes. A ponte foi demolida em poucos segundos na cena final do filme.
- John Ford e Howard Hawks estiveram cotados para dirigir o filme antes de David Lean ser finalmente o escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário