Horizonte de Glórias

Horizonte de Glórias


(Flying Leathernecks - 1951 - EUA)


John Wayne e Robert Ryan estrelam Horizontes de Glória, um intenso filme de guerra, sob a direção de Nicholas Ray, que conseguiu atrair o estúdio RKO e a paixão de Howard Hughes pela aviação, a produzirem este filme.
Wayne interpreta o Major Dan Kirby, comandante do Esquadrão do Corpo de Aviadores da Marinha do Pacífico Sul, na II Guerra Mundial. Depois de testemunhar matanças de seus comandados em Midway, o mau-humorado Kirby endurece o combate, contrariando frontalmente o seu sub-comandante (Ryan). Emoções não faltam nos combates aéreos, principalmente quando o comandante é abatido, e ainda é obrigado a dar ordens de missões suicidas aos seus pilotos. Uma decisão sofrida e bastante contestada pelos seus subornados. Belíssimo filme de guerra, com tramas psicológicas que todo soldado em combate é obrigado a passar. Ação do começo ao fim.

Elenco:
John Wayne, Robert Ryan, Don Taylor, Janis Carter, Jay C. Flippen, William Harrigan, James Bell, Maurice Jara, Adam Williams, James Dobson

Direção: Nicholas Ray

<><><><><>

Águas Traiçoeiras

Águas Traiçoeiras
(Operation Pacific - 1951 - EUA)


A 2ª Guerra Mundial estoura na Pacífico e o Tenente-Coronel Duke E. Gifford é um dos homens no comando. Ele resgata crianças de ilhas dominadas pelo inimigo, supervisiona o desenvolvimento de torpedos em Pearl Harbor e explora o fundo do mar à espreita no submarino Thunderfish em busca de uma chance de mirar seus torpedos no inimigo.
John Wayne interpreta Gifford em Águas Traiçoeiras. Segundo ele mesmo, um homem de ação, e não de teorias, o que pode ser comprovado pelo seu desempenho em várias batalhas oceânicas. Mas ele é também um homem de coração com uma esposa amorosa em casa (a vencedora do Oscar Patricia Neal). Com a consulta técnica do Vice-Almirante Charles Lockwood, que comanda os submarinos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial, não é de se estranhar que essa aventura seja tão realista.

Elenco:
John Wayne, Patricia Neal, Ward Bond, Scott Forbes, Philip Carey

Direção:
George Waggner

<><><><><><><><><><><>

Afundem o Bismarck

Afundem o Bismarck

(Sink the Bismarck - 1960 - EUA-UK)



A história de uma das mais famosas batalhas em água oceânicas da 2ª Guerra Mundial é trazida às telas neste incrível semidocumentário. No início de 1941, o maio rnavio de batalha da Alemanha Nazista, o Bismark, o grande empecilho para a navegação no Atlântico, é descoberto em seu ancoradouro na Noruega. Em fuga e buscando obter a proteção da Luftwaffe, o poderoso naivo é caçado pela Marinha Britânica. Após grandes perdas, incluindo o naufrágio do H.M.S. Hood, o Bismark é por fim encurralado e afundado. Kenneth More interpreta o Capitão Shepard - o Diretor de Operações Navais, abatido pela morte de sua esposa em um ataque aéreo. Shepard é designado para tal posto exatamente quando o Bismark começa sua fuga.
Excelente efeitos especiais fazem com que este drama tenso seja aclamado como um dos melhores filmes britânicos de guerra.

Elenco:
Kenneth More, Dana Wynter, Carl Möhner, Laurence Naismith, Geoffrey Keen, Karel Stepanek

Direção: Lewis Gilbert

A Raposa do Mar

A Raposa do Mar


(The Enemy Below - 1957 - EUA)

O produtor e diretor Dick Powell deixou o público decidir o final de 'A Raposa do Mar'. Ele rodou dois finais, e em uma exibição pré-lançamento, o público votou qual o final preferido. O final escolhido ganhou por voto unânime. Robert Mitchum e Curt Jurgens são os astros deste marcante drama de estratégia da 2ª Guerra Mundial sobre um destróier americano e um subamrino alemão em uma impressionante caçada marinha. Cada capitão tenta prever as manobras de seu inimigo, e a caça torna-se um mortal jogo de xadrez, no qual qualquer erro pode levar à derrota e à morte.
Vencedor do Oscar® de efeitos especiais de 1957, A Raposa do Mar foi o filme em que o ator Dick Powell estreou como diretor.

Elenco:
Robert Mitchum, Curd Jurgens, Theodore Bikel, Russell Collins, Kurt Kreuger

Direção:
Dick Powell

A Ponte do Rio Kwai

A Ponte do Rio Kwai

(The Bridge on the River Kwai)

Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, em Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar a moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, tendo-os ocupados na construção e sentindo-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, na contramão de sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte construída pelos prisioneiros antes que passe o primeiro trem.

Elenco:
  • William Holden .... Major Shears
  • Alec Guinness .... Coronel Nicholson
  • Jack Hawkins .... Major Warden
  • Sessue Hayakawa .... Coronel Saito
  • James Donald .... Major Clipton
  • Geoffrey Horne .... Tenente Joyce
  • André Morell .... Coronel Green
  • Peter Williams .... Major Reeves
  • John Boxer .... Major Hughes
  • Percy Herbert .... Grogan
  • Harold Goodwin .... Baker
Prêmios e Curiosidades

Oscar 1958 (EUA)

  • Ganhou sete prêmios, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Alec Guinness), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.
  • Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Sessue Hayakawa).


Globos de Ouro 1958 (EUA)

  • Ganhou três prêmios nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator - Drama (Alec Guinness).


Grammy 1959 (EUA)

  • Indicado na categoria Melhor Álbum de Trilha Sonora para Filme - Drama.


BAFTA 1958 (Reino Unido)

  • Ganhou quatro prêmios nas seguintes categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Britânico (Alec Guinness) e Melhor Roteiro Britânico.


Prêmio David di Donatello 1958 (Itália)

  • Vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro.


Premios Sant Jordi 1959 (Espanha)

  • Venceu na categoria de Melhor Ator Estrangeiro (Alec Guinness).

  • O filme foi rodado na Inglaterra e no Sri Lanka.
  • Os autores do roteiro, Carl Foreman e Michael Wilson, estavam na "lista negra", acusados de pertencer a organizações comunistas, pelo que tiveram de trabalhar secretamente, e sua contribuição não foi credenciada na primeira versão. Por essa razão, o prêmio Oscar ao "Melhor Roteiro Adaptado" foi concedido unicamente a Pierre Boulle, autor da novela original, que nem sequer sabia inglês. Em 1984, a Academia concedeu um prêmio póstumo aos dois roteiristas.
  • Cary Grant e Laurence Olivier estiveram cotados para o papel do "Coronel Nicholson".
  • Enquanto no filme os prisioneiros construiram a ponte em dois meses no filme, a empresa britânica contratada cobrou 250 mil dólares para construir a ponte e levou oito meses para finalizá-la, usando 500 trabalhadores e 35 elefantes. A ponte foi demolida em poucos segundos na cena final do filme.
  • John Ford e Howard Hawks estiveram cotados para dirigir o filme antes de David Lean ser finalmente o escolhido.
Origem:wikipedia

A Ponte de Remagen

A Ponte de Remagen



(The Bridge at Remagen - 1969-EUA)


1945: Os Aliados fazem seu avanço final em território alemão e uma única ponte estratégica sobre o Rio Reno permanece nas mãos dos nazistas. Ambos os lados têm muito a ganhar: os alemães, as vidas de 50.000 soldados baseados do lado errado da ponte, e os Aliados um fim rápido para a guerra com a menor perda de vidas. Apesar de ambos os exércitos terem lutado bravamente, apenas um podia vencer a crucial batalha pela Ponte de Remagen.

Elenco:
George Segal, Robert Vaughn, Ben Gazzara, Bradford Dillman, E.G. Marshall

Direção: John Guillermin

A Guerra de Hart

A Guerra de Hart


(Hart's War-2002-EUA)


Bruce Willis estrela como um oficial aprisionado que recusa desistir de sua luta contra os Nazistas nesta aventura "emocionante" (Roger Ebert) sobre a II Guerra Mundial, Co-estrelando, Colin Farrell (Minority Report - A Nova Lei) e contando com muita "ação real" acondicionada (Los Angeles Times), A Guerra de Hart é um poderoso e "sensacional tributo à coragem e à honra dos militares" (L.A. Daily News).
Quando o Cel. William McNamara (Willis) é privado de sua liberdade em um campo de prisioneiros na Alemanha, decide continuar lutando - mesmo estando dentro de campo inimigo. Com a ajuda de um jovem tenente (Farrell), McNamara elabora um plano brilhante contra seus captores, e arrisca tudo na operação mais perigosa de sua carreira - a missão de libertar seus homens... e mudar o rumo da guerra.
Elenco:
Bruce Willis, Colin Farrell, Terrence DaShon Howard, Vicellous Shannon, Jonathan Brandis, Marcel Iures, Scott Michael Campbell, Rory Cochrane, Linus Roache, Cole Hauser, Michael Landes, Michael Weston

Direção:
Gregory Hoblit

A Batalha de Midway

A Batalha de Midway


(1976-EUA)

A batalha de Midway explodiu seus furiosos canhões em junho de 1942, seis meses depois do ataque de Pear Harbor. A Batalha de Midway conta a dramática história dos homens que lutaram a corajosa luta que determina a tomada de posição dos Estados Unidos no Pacífico.
O elenco cheio de astros e as filmagens de uma guerra de tirar o fôlego, conferem a A Batalha de Midway uma extrema realidade e salienta seu caráter épico.
Elenco:
Charlton Heston, Henry Fonda, James Coburn, Glenn Ford, Hal Holbrook, Toshiro Mifune, Robert Mitchum, Robert Wagner, Christina Kokubo, Monte Markham, Kevin Dobson, Glenn Corbett

Direção:
Jack Smight

A Batalha de Anzio

A Batalha de Anzio



(Anzio - Lo Sbarco di Anzio)


Os astros do cinema Robert Mitchum, Peter Falk e Arthur Kennedy estrelam este emocionante drama de guerra A Batalha de Anzio, um vivo retrato de uma das mais sangrentas batalhas da Segunda Guerra Mundial. Após desembarcar com as tropas aliadas em Anzio, Itália, em 1944, o correspondente de guerra Dick Ennis (mitchum) e seu amigo Rabinoff (Falk) relatam ao comandante, General Lesley (Kennedy), que a estrada para Roma está liberada. Mas, em vez de ir para Roma, Lesley decide erguer uma fortaleza na costa e termina bloqueado pelos nazistas que fecham a saída para a praia de Anzio. Dirigido por Edward Dmytryk (Destinados A Morrer e Shalako) e produzido por Dino de Laurentiis.



ÍNDICE dos filmes da Segunda Guerra

Megalista  de  Filmes sobre  a  WWII

Listão  de  Filmes sobre  a  WWII:

Clique AQUI!   A lista deste link inclui filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que ainda não estão disponibilizados em português e muitos são considerados cult, raros, cuja existência vale a pena conhecer.

Trata-se de filmes em geral com referência à Segunda Guerra Mundial (ação, aventura, romance, drama, comédia, documentários, animação, etc.) do pré-guerra, pós-guerra e temas correlatos - nazismo, fascismo, etc.

Agradecemos aos leitores pela sugestão de filmes não incluídos na lista.
HTML clipboard


Filmes do ponto de vista do Eixo (Alemanha, Japão e seus aliados)


Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial na França

A Batalha Britânica


A Batalha Britânica
(Battle of Britain)


"As mais emocionantes cenas de combate aéreo já filmadas!"
Hollywood Citizen-News

Apresentando um "elenco composto de grandes astros" (Variety), incluindo Michael Caine, Trevor Howard, Laurence Olivier, Christopher Plummer, Michael Redgrave, Robert Shaw e Susannah York, A Batalha Britânica é o relato espetacular de uma história verdadeira que demonstra coragem inspiradora. Poucos momentos decisivos podem mudar o destino de uma guerra. Mas quando a Real Força Aérea, em inferioridade numérica, desafiou a lógica e decidiu enfrentar a Luftwaffe alemã, eles podem ter alterado o curso da história

Atores:
Harry Andrews, Trevor Howard, Michael Caine, Curd Jürgens, Ralph Richardson, Ian McShane, Kenneth More, Michael Redgrave, Laurence Olivier, Nigel Patrick, Christopher Plummer, Robert Shaw,
Harry Andrews, Trevor Howard, Michael Caine, Curd Jürgens, Ralph Richardson, Ian McShane, Kenneth More, Michael Redgrave, Laurence Olivier, Nigel Patrick, Christopher Plummer, Robert Shaw,
Direção:
Guy Hamilton
,
Guy Hamilton,